terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Organize um jantar romântico no dia dos namorados!

Esqueça os restaurantes lotados, o convívio forçado com outros casais e refugie-se no conforto da sua casa, criando um ambiente propício ao romance, ideal para celebrar o Dia de São Valentim.

  • Comece por delinear a ementa, tendo sempre presente o tempo de que dispõe para a sua confecção. O ideal é optar por um prato de forno, de preferência com alguns ingredientes com propriedades afrodisíacas, como grande parte das especiarias e ervas aromáticas, para assim poder aproveitar o tempo de assadura para decorar o espaço e se arranjar de forma especial.


Veja a sugestão de prato principal...

Rolo de carne de porco com mel

Ingredientes:
-1 rolo de carne de porco 
-1 cebola
-2 dentes de alho
-4 colheres de sopa de mel
-3 raminhos de alecrim
-azeite q.b.
-sal q.b.
-pimenta q.b.

Modo de preparação
1-Tempere o rolo de carne com sal, pimenta e barre-o com mel.
2-Corte a cebola em meias luas, lamine os dentes de alho e coloque-os numa assadeira com tampa. Junte o alecrim, regue com um fio de azeite, acrescente o rolo de carne, tape e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de uma hora e meia.
3-Retire o rolo de carne do forno, barre-o uma vez mais com mel e leve-o novamente ao forno sem tampa, até ficar com um aspecto caramelizado.
4-Retire o rolo de carne da assadeira e triture o molho com a varinha mágica.
5-Sirva regado com o molho, acompanhe com arroz branco e legumes salteados a gosto.

  • Prepare a mesa de refeições, escolhendo uma toalha que contraste com a louça em que será servida a refeição. Se a louça for branca opte por uma toalha vermelha, se a louça for colorida decida-se por uma toalha branca, sobre a qual deverá colocar algumas velas aromáticas com cheiros pouco intensos e não muito diversificados.
  • Pode também decorar a mesa com um bonito centro de flores alusivo à ocasião ou dar largas à imaginação, polvilhando a toalha com pétalas de rosa ou confetes em forma de coração, uma opção simples e original, bastando para isso ter um furador de fantasia e papel colorido.

  • Estenda o ambiente intimista a toda a divisão na qual decorrerá o jantar, colocando velas noutros pontos estratégicos que não a mesa de refeições, pois o ideal é manter o ambiente a meia-luz, optando por acender um ou dois candeeiros de mesa, nunca de teto, o que ajudará a dar ao espaço um ambiente mais quente e acolhedor.
  • Preparando o espaço é tempo de ultimar a sobremesa, que deverá estar à altura da ocasião. Um bolo de veludo vermelho em forma de coração ou um fondue de chocolate com morangos são duas excelentes opções para finalizar a refeição.


Bolo de veludo vermelho

Ingredientes para a massa
-2 ovos
-270g  de açúcar amarelo
-300g de farinha de trigo
-140g de creme vegetal
-1 colher de sopa de fermento em pó
-1 colher de chá de sal
-1 colher de sopa de chocolate em pó
-1 colher de sopa de extrato de baunilha
-1 colher de sopa de vinagre de sidra
-3 colheres de sopa de corante alimentar vermelho
-240 ml de leite

Ingredientes para a cobertura
-115g de creme vegetal
-230g de queijo creme
-230g de açúcar em pó

Modo de preparação
1-Numa tigela misture o açúcar com o creme vegetal, adicione um ovo de cada vez e bata bem. Junte o extrato de baunilha, o vinagre, o leite, o corante alimentar e envolva.
2-Junte ao preparado a farinha, o fermento, o sal, o chocolate em pó e misture bem. Verta a massa para uma forma de silicone em forma de coração e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até o bolo estar cozido.
3-Retire do forno, deixe arrefecer e corte o bolo ao meio no sentido horizontal.
4-Prepare a cobertura: bata o queijo creme com o creme vegetal e acrescente o açúcar em pó aos poucos, batendo sempre.
5-Recheie uma das parte do bolo com o creme, sobreponha a outra metade, cubra o bolo com o restante creme e sirva decorado a gosto.

  • Por fim, minutos antes da chegada da sua cara metade acenda as velas, abra uma garrafa de vinho tinto para que este possa respirar um pouco antes de ser servido, coloque uma música  ambiente a tocar em fundo, desligue o telemóvel, retifique o tempero assado e prepare-se para aproveitar o momento e a companhia.

Fonte: Dica da Semana


Sem comentários:

Enviar um comentário