quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cupcakes: de comer e chorar por mais!


Os adjetivos são os mais variados possíveis, mas o resultado é sempre o mesmo: todo mundo se derrete diante de um cupcake. Esse bolinho superfofo vem roubando a cena em casamentos, festas de aniversário, encontros gastronômicos ou qualquer outro evento que envolva comidinhas que conquistam à primeira vista. E ainda viraram uma alternativa perfeita para presentear. 

Tão charmosos e tão práticos: os cupcakes são assim!! É claro que você pode soltar a imaginação e criar as mais diferentes decorações, mas é superfácil preparar os tais minibolos em casa. 

Basicamente, você escolhe a massa básica - pode ser a do bolo de chocolate que você mais gosta ou de cenoura ou de laranja ou alguma das sugestões abaixo - que, depois de preparada, é assada em formas especiais (muito parecidas com as de empadinhas), de silicone ou de alumínio - neste caso, não esqueça de colocar uma forminha de papel dentro da de alumínio. Aí é só levar para o forno e esperar a delícia assar. 



Quando o bolinho estiver pronto, a brincadeira continua com a decoração. Um recurso muito adotado é a pasta americana, feita basicamente com açúcar impalpável, gelatina incolor, glicose e glicerina. A pasta americana também pode ser encontrada pronta em lojas que vendem artigos para festa ou até em supermercados. Mas as opções de decoração de cupcake vão além: merengue, confeitos e chocolatinhos também são muito bem-vindos.

Veja agora algumas sugestões:

Cupcake de brigadeiro com amêndoas

(20 unidades)

Ingredientes
• 200 g de manteiga sem sal
• 2 ½ xícaras (chá) de açúcar
• 3 ovos
• 1 xícara (chá) de cacau em pó peneirado
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• peneirado
• 1 colher (sobremesa) de fermento
• em pó peneirado
• cobertura
• 3 latas de leite condensado
• 12 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
• 1 xícara (chá) de amêndoas laminadas


Modo de preparo
Na batedeira coloque a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar. Junte os ovos e continue batendo até formar um creme leve. Adicione o cacau em pó e a farinha de trigo e continue batendo em velocidade baixa. Desligue. Adicione o fermento e misture com uma espátula de bolo. Distribua a massa em forminhas de cupcake e asse em forno médio (180º) por cerca de 15 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e reserve. Para a cobertura, leve ao fogo o leite condensado, o chocolate e a manteiga e mexa até desgrudar do fundo da panela. Retire e transfira para um recipiente untado com manteiga. Deixe esfriar e reserve. Coloque em um saco de confeitar e cubra os cupcakes. Decore com as amêndoas.


Cupcake de chocolate com nozes

(16 unidades)

Ingredientes

. 2 xícs. (chá) de farinha de trigo
. 1 col. (chá) de fermento em pó
. 1 col. (chá) de bicarbonato de sódio
. 2 xícs. (chá) de açúcar mascavo
. 3 cols. (sopa) de chocolate em pó
. 4 ovos
. ½ xíc. (chá) de óleo
. 1 xíc. (chá) de nozes picadas
Para decorar. 300 g de pasta americana branca
. Confeitos de açúcar natalinos

Modo de preparo

Numa tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e o chocolate em pó. Aos poucos, acrescente os ovos batidos, o óleo e as nozes picadas. Distribua a massa em pequenas forminhas de papel (nº 0), dentro das formas próprias para a confecção de cupcakes. Coloque-as numa assadeira e asse no forno preaquecido a 200 °C por, aproximadamente, 30 minutos.
Espete um palito de dente na massa - se o palito sair limpinho, o bolinho está pronto. Deixe esfriar. Em seguida, faça uma bolinha com a pasta americana e, com as próprias mãos, achate-a em formato arredondado. Coloque-a sobre o cupcake, pressionando levemente para fixar. Com um cortador em forma de pinheiro, recorte a pasta americana verde com cuidado.
Cole o pinheiro e os confeitos (bolinhas da árvore e estrelinhas) com uma gotinha de clara de ovo. Por fim, embale cada um dos bolinhos numa caixinha transparente, dessas que são próprias para cupcake, e amarre cuidadosamente com um laço de fita natalino.
Cupcake de cenoura e chocolate
(12 unidades)
Ingredientes
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (chá) de fermento em pó
. 1 colher (chá) de bicarbonato
. 1 colher (café) de sal
. 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
. 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 1 colher (sobremesa) de canela em pó
. 3 xícaras (chá) de cenoura ralada fina
. 4 ovos
. 1 xícara (chá) de óleo
. 300 g de chocolate ao leite picado
. 1/2 lata de creme de leite sem soro
. 2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo
1. Prepare a massa: numa tigela misture a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o sal, o açúcar, o chocolate em pó, a canela e a cenoura. 
2. Acrescente os ovos batidos e o óleo. Misture bem e distribua em forminhas de cupcake. 
3. Coloque-as em uma assadeira e asse no forno preaquecido por aproximadamente 25 minutos.
4. Retire do forno e deixe esfriar.
5. Prepare a cobertura: derreta o chocolate ao leite picado no micro-ondas ou em banho-maria. 
6. Misture o creme de leite e o mel até formar um creme liso e uniforme e leve à geladeira por 20 minutos.
7. Em seguida, bata na batedeira até ficar cremoso e clarear um pouco.  
8. Coloque em um saco de confeitar e cubra os cupcakes.
9. Para a decoração, molde com pasta americana coelhinhos, ovinhos e cenouras e tinja-os com anilina comestível nas cores de sua preferência.
10. Amarre cada cupcake com um laço de fita.
Dica: consuma em até três dias.
Fonte: site "mdemulher"


Sem comentários:

Enviar um comentário