quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como lidar com as diferenças

Segundo os psicólogos e terapeutas de casais, o segredo para um relacionamento feliz resume-se a três pontos chave: vontade de permanecer juntos, capacidade para realizar planos a dois e flexibilidade. Pontos esses que são testados diariamente, sempre que ambos são confrontados com a necessidade de fazer sacrifícios e cedências. Que o digam estes sete casais. Apesar de terem personalidades opostas, continuam juntos e felizes.


Joana e Rui

"Eu detesto desporto. Ele não sai do ginásio"

Dica: Se sentires aversão ao ginásio, procura alternativas ao desporto. Troca o elevador pelas escadas ou, se puderes, vai até ao local de trabalho a pé, sempre respeitando o teu ritmo.
O importante é alinhares energias com o teu namorado e mostrar que gostas e consegues acompanhá-lo nas tarefas diárias.

Sofia e André

"Não quero ter filhos. Ele sempre sonhou ser pai" 

(André decidiu abdicar do sonho de ser pai)

Dica: É mais comum ser a mulher a ansiar pela gravidez, mas o contrário também acontece. Quando existe tal disparidade, quem abdicar do sonho precisa ter a certeza da decisão que está a tomar, e que a felicidade que o relacionamento lhe dá é capaz de superar qualquer ressentimento. Conviver com os mais novos da família ou participar num projeto social com crianças pode ser uma forma de colmatar essa lacuna.

Ana e Duarte

"Adoro dormir até tarde. Ele é madrugador"

Dica: Não acordar quem quer dormir, nem prender na cama quem gosta de madrugar. Quanto os ponteiros do relógio biológico do casal se comportam de forma oposta, a única solução é fazer uma gestão do tempo equilibrada, para que a relação não viva de desencontros.

Marta e Pedro

"Para mim o sexo não é tudo. Para ele é!"

Dica: O sexo é um dos elos mais fortes entre o casal, por isso, alinhar expetativas é essencial para não fragilizar o relacionamento.
Procura estímulos alternativos e investe nos preliminares para ganhares mais vontade.
Recorrer à imaginação e às mais secretas fantasias vai manter o desejo no auge.


Sónia e Vasco

"Sou muito independente. Ele é demasiado carente"

Dica: A autoconfiança de um dos elementos tende a fragilizar e evidenciar as carências afetivas do outro. Um erro comum é que o lado mais forte assuma nas responsabilidades e iniciativas na relação. O outro lado só vai conseguir virar o jogo quando sentir o prazer de assumir o controlo de vez em quando, percebendo que também ele é capaz.

Luísa e Tiago

"Perco-me com pequenos luxos. Ele não gasta um cêntimo em vão"

Dica: Abrir mão de certos hábitos e prescindir de pequenos luxos pode ser bastante penoso. Mas é preciso determinar prioridades e escolher os programas que vale a pena fazer realmente os dois. Se definirem um objectivo a longo prazo não custa tanto fazer sacrifícios no dia a dia.

Maria e Tomás

"Levo tudo muito a sério. Ele está sempre a fazer piadas"

Dica: Quando uma das partes é demasiado descontraída a outra acaba por ser (ou parecer) mais séria. Dá um desconto e interpreta as piadas dele como uma forma de te ajudar e tentar controlar a situação. É uma espécie de "rir para não chorar". Lembra-te que o humor é uma ótima ferramenta para te ajudar a relaxar e até encontrar soluções divertidas para os problemas.


Sem comentários:

Enviar um comentário