segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Soja: na luta contra o cancro e colesterol



Originária da China e do Japão, a soja é uma das bases da alimentação de vários países asiáticos.

Pertence à família das fabáceas, a mesma das ervilhas, favas e feijão verde.

Em naturopatia, aconselha-se apenas o consumo de soja não geneticamente modificada, designação que é certificada por organismos independentes.

A genisteína, substância presente na soja, foi associada, em vários estudos, à diminuição do cancro da mama. Mais de 4500 estudos estão publicados sobre o efeito da genisteína, a maioria deles sobre as suas capacidades anticancerígenas, sendo que cerca 400 descrevem o seu mecanismo de ação ao nível das células tumorais. Um estudo em torno do cancro da próstata, realizado no Karmanos Cancer Institute, revelou que a soja, administrada simultaneamente com radioterapia, reduz os efeitos adversos a nível urinário, intestinal e disfunções sexuais.

Princípios ativos 

Aconselha-se o consumo de todos os componentes presentes no feijão. São de mencionar os efeitos das isoflavonas da soja, principalmente a genisteína e daidzeína, que já demonstraram inibir vários tipos de cancro. A lecitina de soja tem um efeito regulador sobre as artérias, redutor do colesterol e triglicéridos,  desintoxicante hepático e estimulante da atividade cerebral. As saponinas estimulam o sistema imunitário. Possui ainda uma proteína completa de alto valor biológico.


Principais propriedades 

Protege contra vários tipos de cancro (próstata, mama, útero, estômago, entre outros). Vários estudos confirmaram a proteção da soja no cancro da mama  devido à sua influência sobre os genes BRCA1 e BRCA2. Contudo, a maioria dos cancros da mama não apresenta qualquer mutação nestes genes, sendo causada por outros fatores.

Outras propriedades 

Promove a diminuição do colesterol e previne a aterosclerose. É útil em dietas e tratamento de alergias, como substituto do leite de vaca. Diminui os sintomas da menopausa e ajuda também no tratamento de patologias como a hipertrofia  benigna da próstata, o hirsutismo ou a alopecia. Aumenta a densidade mineral  óssea e previne o aparecimento de litíase (pedras) nos rins. É muito utilizada em suplementos para aumentar a massa muscular. Usada topicamente, atua contra as manchas causadas pelo sol.


Fonte: site Sapo saúde
Portanto, comece a incluir soja nas suas refeições!

Veja agora uma receita vegetariana muito simples com soja:

Salada com grãos de soja preta
Ingredientes


2 xícaras de soja preta em grãos
3 tomates 
1 pimentão verde 
1 pimentão amarelo 
1 cenoura média ralada 
2 cebolas médias 

Azeite de oliva extravirgem e vinagre de maçã para temperar
Gersal à gosto


Preparo
Deixar a soja de molho em água fria por cerca de 4 horas. Escorrer. Cozinhar em panela de pressão por 1 hora. Escorrer e deixar esfriar. Picar e misturar todos os ingredientes. Temperar com azeite de oliva extravirgem orgânico, vinagre e gersal. 


Rendimento: 10 porções   Valor calórico por porção: 183,29 Kcal



Sem comentários:

Enviar um comentário